Período do curso:

03, 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2022
De 19:00 às 22:20

Modalidade de Ensino

Aulas Online com transmissão ao vivo

O Mercado e a Importância da Gestão de Riscos

O Mercado

A governança nas organizações públicas e privadas tem ganhado força, como instrumento para perenizar sua existência, maximizar resultados e assegurar proteção às partes interessadas. Diversos programas surgiram para suportar estas demandas, desde a consagrada ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, passando por modelos antifraude como SOX e COSO, Sistemas de Segurança da informação (ISO/IEC 27001), Continuidade de Negócios (ISO 22301), Antissuborno (ISO 37001), além de esforços regulatórios, como os Programas de Integridade (Lei 12.846/13) e a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18).

Entretanto, o atingimento dos resultados gravita em torno da adequada gestão de riscos associados, sem a qual, qualquer planejamento resulta ineficaz. A gestão de riscos é a ferramenta central da governança corporativa e pública, bem como do compliance e integridade, da qual deriva boa parte de sua estrutura, e da qual depende seu sucesso.

A formação de profissionais capazes de conduzir de forma eficaz e ampla a gestão de riscos (desde sua identificação até a definição dos controles e métodos de monitoramento) é fundamental à qualquer organização que deseje gerar resultados de forma segura.

Duração e Realização

Duração

A Formação Profissional em Gestão de Riscos Organizacionais com foco na ISO 31000 é realizada de maneira remota (ao vivo – videoconferência), permitido flexibilidade e completa interação com o instrutor e demais participantes, potencializando o aprendizado e network, com foco na aplicação prática, sedimentando o conhecimento através da realização de diversos workshop em grupo, o que torna a aula dinâmica e interativa.

O treinamento tem duração de 16 horas-aula, sendo realizado em 4 módulos ministrados à noite durante a semana.

Público-Alvo e Objetivos

Este curso prepara profissionais de qualquer formação (Engenheiros, Administradores, Advogados, Profissionais de TI, Economistas, Contadores, Profissionais da Saúde etc.), já atuantes ou que desejam atuar com Gestão de Riscos (responsáveis por sistemas de gestão, gestores, conselheiros, consultores, especialistas, auditores internos e outros afins), seja na sua implementação, gestão, monitoramento, ou ainda, realização de auditorias.

Um melhor aproveitamento do curso, dada a densidade e especificidades dos conhecimentos tratados, requer um conhecimento ou leitura prévia da norma ISO 31000, legislação relacionada, artigos ou publicações sobre o tema de gestão de riscos, e aspectos de controles internos, já que o curso foca os aspectos de interpretação, implementação e monitoramento. O conhecimento prático nos aspectos acima facilita o aprendizado, embora não seja mandatório

CONTEÚDO E METODOLOGIA

Durante o treinamento, são realizadas discussões, alinhamentos e workshops em grupo para fixação do aprendizado com foco prático, fornecendo ao participante, os insumos necessários à compreensão dos requisitos da norma e aplicação das ferramentas para adequada gestão multidisciplinar de riscos:

  • Introdução à governança versus gestão de riscos;
  • Aspectos de normatização e normas técnicas relacionadas à gestão de riscos;
  • Interpretação para implementação dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de Riscos;
  • Introdução ao framework COSO;
  • Gerenciamento estratégico de risco;
  • Processo técnico de gestão de riscos:

 

Passo 0 – Avaliação do contexto e definição do escopo organizacional e de riscos;

Passo 1 – Determinação da Equipe de gestão de risco (comitê de risco);

Passo 2 – Mapeamento dos processos;

Passo 3 – Identificação de riscos;Passo 4 – Avaliação de riscos;

Passo 5 – Avaliação da causa de riscos;

Passo 6 – Determinação dos controles internos;

Passo 7 – Análise da mitigação de riscos;

Passo 8 – Métodos de monitoramento de riscos e avaliação da eficácia dos controles:

– Workshops em grupo (consolidação prática do conhecimento)
– Prova final.

Certificação e Acreditação

Certificação

Durante o treinamento, são realizados workshops em grupo para fixação prática e calibração do conhecimento adquirido. Ao final do último módulo, é realizada uma prova (exame final escrito) para avaliar os conhecimentos adquiridos. 

Será fornecido um certificado de aprovação àqueles com desempenho superior a 70% na prova final. Aqueles reprovados (com nota > 50%) têm direito a uma prova suplementar gratuita a ser realizada em até 30 dias após a conclusão do treinamento.

O treinamento requer presença (online) pelo menos 75% do curso e participação nos workshops para possibilitar a realização da prova. Os reprovados na prova receberão um certificado de participação, sem acreditação.

As aulas são gravadas por um período de 30 dias para consulta dos alunos, sem prejuízo da obrigação da presença.

A TRADIUS é um organismo avaliado pela PROCERT para o fornecimento de treinamentos acreditados.


O presente curso está acreditado sob No. CAP-004.

A PROCERT é um organismo independente de avaliação e certificação profissional operando conforme norma internacional ISO/IEC 17024 e acredita os cursos com base em critérios especificamente definidos pelo acreditador extraídos das normas ISO 29993 e ISO 29994.

Isto significa que a TRADIUS é periodicamente avaliada quanto à seus procedimentos, metodologia, material didático, qualidade e competência de seus treinamentos.

Coordenadores

Coordenadores

Jefferson Carvalho

– Sócio-diretor da TRADIUS;
– Conselheiro certificado (governança corporativa);
– Assessor Especial da Presidência da ABRAC – Assoc. Bras. de Avaliação da Conformidade;
– Conselheiro da AIEC – Asociación Interamericana de Evaluación de la Conformidad (sede Bogotá);
– Vice-presidente de Compliance da Rede Brasil de Cidades Inteligentes;
– Foi Diretor para as Américas do organismo de certificação multinacional;
– Membro ABRAC do Grupo Técnico Anticorrupção do Pacto Global da ONU e do CHTECH (Comitê Tecnológico) do PBQP-H no Ministério do Desenvolvimento Regional;


– Administração com Ênfase em Serviços, Tecnologia Mecânica no CEETPS, Especialização em Gestão Ambiental, e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV;
– Experiência profissional de mais de 25 anos em Certificações e Processos.
– Experiência de 30 anos em diversos setores, sendo mais de 15 anos em certificadora, além de 10 anos em indústria e serviços, atuando na estratégia, mercado e tecnologia em certificações para diversos mercados (Naval, Energia, Transportes, Petróleo e Gás, Construção Civil, Público, Infraestrutura e outros).

– Liderança de mais de 1.000 auditorias de certificação em diversas normas (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 37001, ISO 37301, PBQP-H e outras) em mais de 15 países (Itália, México, Equador, Costa Rica, Panamá, Venezuela etc.), coordenando, como auditor líder, as primeiras certificações ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e avaliações ISO 37301 (Compliance) no Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Portugal;
– Coordenador do curso acreditado de Formação de DPO (Data Protection Officer) com foco na LGPD, ISO 27001, ISO 27002 e ISO 27701 da TRADIUS, e coordenação de implantação LGPD;
– Integra a Comissão de Estudos de Governança e Compliance da ABNT – CEE/309 (responsável por normas como ISO 37001 e ISO 37301).

– Articulação como ABRAC junto ao poder público (executivo, legislativo e judiciário) em âmbito federal e estadual, e com associações de mercado, para a introdução de políticas públicas que reflitam boas práticas internacionais que contribuam à transparência, conformidade, redução de custos e de insegurança jurídica, em colaboração com o INMETRO (inspeção de projetos de engenharia e obras de infraestrutura, certificação ISO 27001).
– Professor convidado de pós-graduação em instituições de renome como FGV SP, IBMEC RJ, PUC Campinas, UFSCar, FDV e CEDIN.
– Palestrante em congressos e eventos técnicos para promoção da cultura da conformidade, certificação acreditada e integridade.
– Publicação de artigos sobre certificações e compliance;
Auto e coautor de obras, como, “Programas de Integridade em Compras Públicas – Certificação ISO 27001 e a contribuição à Integridade”, “Compliance, O Estado da Arte”, “Compliance Estratégico – Volume 2”, “Inspeção Acreditada de Projetos de Engenharia e de Obras de Infraestrutura: contribuição à Integridade e ao Progresso”.

Corpo Docente

Corpo

Adilson de Brito Farias

Currículo: Engenheiro Civil com Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Ambiental, MBA em Gerenciamento de Projetos, certificações de Project Management Professional – PMP®, ISO 9001, ISO 14001, ISO 19600, ISO 37001, ISO 45001, OHSAS 18001, PBQP-H e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Governança Corporativa.

Com mais de 20 anos de experiência na implantação e certificação de Sistemas de Gestão no Brasil e no exterior, atuando como: Gerente de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional), Engenheiro de Riscos, Engenheiro da Qualidade, Consultor e Auditor de Certificação de Sistemas de Gestão por Organismos Certificadores acreditados por INMETRO / UKAS / ACCREDIA. Com expertise em gerenciamento de projetos em regime EPC, com gestão de equipes multidisciplinares de engenheiros, médicos, técnicos, analistas e inspetores de qualidade em projetos com múltiplos sites simultâneos, em clientes como Petrobras, Vale e Metro RJ/SP. Autor dos livros A ESCOLHA, O GUARDIÃO DA TERRA e GESTÃO INTEGRADA NAS CONSTRUÇÕES – DESAFIO OU UTOPIA?.

Co-autor do capítulo Condomínio Cidade Tatuapé no livro OS MAIS RELEVANTES PROJETOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS MBAs 2011. Autor do capítulo “Implementando sistemas de gestão de compliance com a metodologia de gerenciamento de projetos do PMBOK” do livro COMPLIANCE ESTRATÉGICO – VOLUME 1.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7676268633935441

Daniel Henrique Paiva Tonon

Currículo: Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP sob o nº 141.120 desde 09/06/1996, atuante na área do direito empresarial, civil e tributário. Mestre em Administração – Área de Concentração: Governança Corporativa pelo Centro Universitário da Faculdade Metropolitanas Unidas, UniFMU.

Especialista em Direito Empresarial pela Universidade São Judas Tadeu, e em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professor das disciplinas Fundamentos da Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Riscos em cursos de MBA da FGV – Fundação Getulio Vargas.

Consultor de empresas em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos e Continuidade dos Negócios, Segurança e Privacidade da Informação.  Instrutor em Cursos de Formação de Auditor Líder NBR ABNT ISO37001/2017 (RINA e TRADIUS). Auditor Líder – Especialista norma ISO 37001/2016 (RINA desde 2016 e Fundação Vanzolini desde 2021).

O que dizem nossos alunos.

O que dizem
"MBA em Direito dos contratos no Cedin foi a escolha da primeira pós graduação. Não tive dúvida alguma acerca da instituição e do tema escolhido. Certeza que fiz a escolha certa. As aulas são totalmente interativas, é impossível você não querer participar. Sou advogada tem apenas alguns meses e foi excelente fazer uma pós em contratos como a primeira e com pouco tempo na advocacia, justamente no Cedin pela qualificação que está me proporcionando. Tive um ganho imenso em aprendizado e profissional."

_Beatriz,

Advogada, aluna do MBA de contratos
beatriz
"O MBA em Direito Contratual superou minhas expectativas, com um corpo docente altamente qualificado, aulas interativas, além da excelente seleção de temas atuais e relevantes. Sem dúvida foi um período de muito aprendizado".

_Domirí Lara,

Advogada, aluna do MBA de contratos
domiri
"A Pós Graduação de Direito dos Contratos possui um enfoque prático, sem deixar de sinalizar a importância da teoria para a formação de um excelente profissional do Direito.  Os professores são de alta capacitação, que se preocupam verdadeiramente com o conhecimento transmitido e aplicado, ao contrário de tantas experiências vivenciadas em cursos de Pós Graduação pela cidade que tão somente se preocupam em verbalizar informações sem preocupação com a absorção do conteúdo e a aplicabilidade prática daquilo que fora transmitido."

_Luiza Mendonça,

Advogada, aluna do MBA de Contratos
luiza
"Em oposição a outros cursos que fiz, onde se apresenta apenas a teoria, o CEDIN, além de uma grade de ensino atualizada e voltada para o que realmente o profissional do direito busca ao fazer o MBA, desenvolve o aprendizado dos alunos por meio de debates instigantes com estudo de casos atuais e permite, por meio da estrutura híbrida (presencial e online) um maior networking".

_Danielle Miranda,

Advogada, aluna do MBA de Contratos
danielle