DURAÇÃO

360 horas
9 meses de curso

MATRÍCULAS

Inscrições ABERTAS
Inicio das aulas:
03 de outubro de 2022

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Pós Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa

Pós Graduação

A proposta do curso é capacitar profissionais para trabalharem com a Justiça Restaurativa com conhecimentos profundos e reflexivos.

Apresentar aspectos históricos e conceituais da resolução de conflitos e da

Justiça Restaurativa; proporcionar conhecimentos sobre Comunicação

Não-Violenta, teoria do conflito, trauma e resiliência; preparar o

Profissional a lidar com círculos restaurativos e conferências vítima-

ofensor e comunitária.

Módulos da Pós

Módulos

Aspectos históricos da Justiça Restaurativa

Paradigmas Punitivo e Restaurativo

Conceito e objetivos

Ética e valor

Participantes da Justiça Restaurativa

Debate sobre os filmes Circle e o Silêncio dos Homens

Principios da Justiça Restaurativa e aplicabilidade no Brasil

Introdução à ciência do conflito

Teorias do Conflito e características fundamentais

Conflitos normatizados e não-normatizados, espiralização e escalonamento

Gestão do conflito: imaturidade e intratabilidade

Acesso à justiça e o paradigma da resolução de conflitos

Transformação de Conflitos

Mapeamento de Conflitos: narratividade e análise de contexto

Elementos do Mapeamento de Conflitos

Elementos do Processo Circular

Aplicabilidade do Processo Circular e elaboração do roteiro do Processo Circular

Prática do Processo Circular – aprendizado por experiência

Princípio da Não-Violência e contextualização da CNV

Comunicação alienante e Comunicação Não-Violenta

Dimensões da empatia

Elementos da Comunicação Não-Violenta

Julgamento e vergonha (The Compass)

Comunicação Não-Violenta frente a violências estruturais

Comunicação Não-Violenta e transformação social

JR enquanto uma visão de justiça informada por trauma

Evento traumatogênico, tipologias do trauma, fatores que influenciam o nível do trauma

Ciclos interno e externo de violência

Consciência de trauma e construção de resiliência

Resiliência

Justiça restaurativa e socieducação

Justiça restaurativa e garantia de direitos

Punição e ciclos de violência

Restauração e ressocialização

Boas práticas de Justiça Restaurativa

Boas práticas de Justiça Restaurativa na esfera criminal

Boas práticas de Justiça Restaurativa na esfera infracional

Justiça Restaurativa e modelos de atendimentos a crianças e adolescentes

Conferências restaurativas: apresentação e características gerais

Elementos das conferências restaurativas e especificidades práticas

O modelo das conferências restaurativas: posicionamentos e perguntas

O papel dos facilitadores nas conferências e pré-conferência

Reflexões práticas de pré-conferências

Prática das conferências

Reflexões práticas das Conferências

Acompanhamento, pós-conferencia e Reflexões complementares

Educação Brasileira

Neurociência

Metodologias Ativas

Inclusão e deficiência – aprendizado por experiência

Diversidade – aprendizado por experiência

Práticas Restaurativas na Escola

Práticas Restaurativas na Escola e na Comunidade

Práticas Restaurativas – aprendizado por experiência

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    Coordenação do Curso

    Coordenação

    Conheça nosso time! Nosso corpo docente é formado pelos melhores profissionais do país, possibilitando um aprendizado prático de alta performance.

    Inês Campolina

    Graduada em Direito e Administração. Doutora em Direito pela UFMG e
    Mestre em Direito Empresarial pela Milton Campos. Especialista em
    Educação Criativa pela PUC Minas. Advogada. Certificada em Foresight,
    pesquisadora da W Futurismo e Foresight Pratictioner. Pesquisadora da
    UFMT em Direito Sistêmico e Advocacia 4.0. Autora da obra Mediação
    Fenomenológica. Mediadora judicial cadastrada no CNJ, na Câmara do
    IMA, na CCMABR e internacional na ACM Brasil/Portugal. Capacitadora e
    facilitadora em Designer de Conflitos. Founder da Edu.Con Consultoria e
    Treinamento. Capacitadora em Metodologias Ativas. Consultora em
    Privacidade e Proteção de Dados. Membro ANPPD.

    Mayara de Carvalho Siqueira

    Doutora em Direito (UFMG), com pesquisa em Justiça Restaurativa.
    Pesquisadora de Pós-Doutorado da UERJ. Mestra em Ciências Jurídicas pela
    UFPB. Professora do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade
    Estácio de Sá. Facilitadora de justiça e práticas restaurativas e comunicação
    não violenta.