Período do curso:
02/11/22 a 05/12/2022
Modalidade de Ensino
Aulas Online com transmissão ao vivo
Valor
R$2.150,00 (sem desconto) por R$1.750 (com desconto)
3x no cartão de crédito
O que você vai aprender?
Os conceitos e fundamentos necessários para a análise macroeconômica (contas nacionais, variáveis macroeconômicas, instrumentos de política econômica), o funcionamento do sistema econômico nacional e internacional e o impacto das políticas econômicas na sociedade. Será analisada a influência do Estado na economia por meio das políticas; monetária, fiscal, cambial, sociais e dos mecanismos de regulação.
Sobre a relação intrínseca do Estado e economia, as competências institucionais e os fatores/elementos constitutivos do capitalismo pós-guerra até o contexto contemporâneo (século XXI)., com ênfase nas transformações do Estado e da Administração Pública como resultantes do pensamento econômico vigente, a fim de compreender o que levou às atuais crises capitalistas: Argentina (2001), EUA (2008), Covid-19 ((2020-hoje), Guerra na Ucrânia (2022-hoje) e os seus respectivos efeitos na economia.
Acerca das instituições e os sistemas econômicos, será apresentado o Sistema Financeiro Internacional, com seus principais organismos (Banco Mundial, FMI e da OMC), com ênfase no tema da captação de recursos para o setor público a partir de bancos multilaterais de desenvolvimento. No plano nacional, serão abordadas as instituições aplicadas à economia brasileira como as estatais e os bancos nacionais de desenvolvimento (BNDES).
Ainda no curso, serão ministrados os princípios de Matemática Financeira (taxa de retorno, valor presente, valor futuro, análise de risco e retorno), a estrutura do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício e do Fluxo de caixa, os principais indicadores do fluxo de caixa, decisões de investimentos (conceito e tipologia dos projetos de investimentos).
Em especial, será estudada a infraestrutura como promovedora do desenvolvimento nacional, por meio das concessões e parcerias público-privadas (conceitos gerais, características e exemplos). Nesse tema, será dado o enfoque na análise financeira das PPPs e concessões, por meio do entendimento de plano de negócios, vantagens e desvantagens do modelo de PPP (Value for Money), reequilíbrio Econômico-Financeiro e recálculo do plano de negócios, entendimento de um Project Finance, principais modalidades de financiamento de longo prazo, custo de capital, modelagem operacional e financeira, e estrutura de capital.
Quais são os diferenciais?
A proposta do curso é inserir o estudante no contexto econômico, tanto a nível nacional, quanto internacional, principalmente nas áreas que envolvem investimentos, finanças e infraestrutura.
O que vai agregar na minha formação acadêmica e profissional?
O curso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar o entendimento de temas econômicos e jurídicos para os especialistas e estudantes das áreas de Humanas. Portanto, ao final do curso, o aluno será capaz de compreender temas sobre macroeconomia mundial e brasileira, debater sobre políticas econômicas, entender a estrutura do Estado na economia, via entes governamentais e estatais.
Em específico, o último módulo adentra sobre os princípios e conceitos-chave de matemática financeira e contabilidade, os quais serão aplicados em projetos de concessões e parcerias público-privadas, que se constituem como os principais instrumentos de promoção de infraestrutura e desenvolvimento no Brasil e no mundo. Dessa forma, será dada a ênfase necessária nos conceitos econômicos e de matemática aplicada, relacionando-os com o entendimento de gestão pública e da estrutura do Estado.
A extensão, entendida como uma especialização, garantirá ao aluno, ao final do curso, conhecimento suficiente para prosseguir em cursos de pós-graduação dedicados ao Direito da Infraestrutra, que envolve PPPs e concessões, ao Direito Internacional, uma vez que apresenta o sistema financeiro internacional, e a demais áreas afins relacionadas ao Direito e Economia.
Quem pode fazer o curso?
O curso é direcionado principalmente para os estudantes que desejam se integra dos principais princípios de finanças, contabilidade e macroeconomia. Normalmente o egresso de um curso de Direito ou de outra área de Humanas teve pouca oportunidade de estudar os princípios da economia, bem como entender conceitos-chave que são debatidos no dia a dia, como PIB, inflação, políticas monetárias, cambiais e fiscais, funcionamento do Banco Central, Bancos Multilaterais e outros temas que envolvem o Estado e a Economia. Além disso, será dado enfoque sobre concessões e finanças, especialmente no tema da modelagem econômico-financeira, project finance e reequilíbrio econômico-financeiro de PPPs.
Dessa forma, o curso é aberto para todos que possuem graduação e será ministrado de forma didática, a fim de possibilitar estudantes e especialistas de diferentes áreas de Humanas a interagir e desenvolver uma compreensão sólida sobre o sistema econômico brasileiro e global.
Demanda-se do especialista atualmente a interdisciplinaridade do conhecimento. Por exemplo, o especialista jurídico em concessões e PPPs necessita entender sobre plano de negócios, contabilidade, e matemática financeira. O especialista que atua no mercado financeiro deve entender sobre a estrutura do Estado na economia, o sistema financeiro internacional e matemática financeira. O cientista político deve compreender sobre macroeconomia e os efeitos da economia na sociedade.
Ressalta-se que os professores possuem longa experiência em didática do ensino e formação interdisciplinar em Economia, Matemática, Administração e Direito, possibilitando a interação do conhecimento em diferentes disciplinas.
Duração E Realização
CARGA-HORÁRIA: 60 horas-aula
DIAS: Segundas, quartas e sábados.
HORÁRIOS: Segundas e quartas-feiras, de 18h às 21h20; Sábados, de 09h às 12h20.
Público-Alvo
Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Direito, Economia, Ciências Políticas, Relações Internacionais, Administração, Contabilidade e áreas afins.
Conteúdo e Metodologia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Coordenação


Luiz César Fernandes
Doutorando em Administração Pública pela Universidade do Minho (Portugal), Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro – Escola de Governo – FJP (2009), Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2006) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (1999).
Foi pesquisador bolsista de iniciação científica do CNPq na Fundação João Pinheiro. Em 2019 lecionou no Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública – University of Minho. Atuou como Professor na Pós-Graduação da PUC, no MBA em Gestão Tributária, Controladoria e Auditoria do Centro Universitário UNA e na Graduação.
Foi Coordenador e Professor na Faculdade de Ensino Superior de Minas Gerais (FACEMG), tem experiência na área de Economia e em Políticas Públicas, com ênfase em gestão economia e pública, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e subdesenvolvimento económico; política comparada e políticas públicas.


Luiz César Fernandes
Pesquisador de Doutorado convidado pelo Professor Doutor Makane Moïse Mbengue, Diretor do Departamento de Direito Internacional e das Organizações Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça.
Doutorando em Direito Internacional do Investimento pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pesquisador Associado no Centro de Excelência Jean Monnet (Erasmus+ & UFMG); Coordenador do E3 – Estudos sobre Economias Emergentes / Étudies sur les Économies Émergentes / Studies on Emergent Economies (UNIGE & UFMG);
Professor e Advogado especialista em Direito Internacional do Investimento e Parcerias Público-Privada; Mestre em Direito Internacional pela UFMG (2014); Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Estado de Minas Gerais desde 2011; Bacharel em Direito pela UFMG (2012); Bacharel em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2010). Coordenador e Professor do Curso de MBA Negócios e Direito da Infraestrutura do Centro de Estudos de Direito e Negócios (CEDIN);
Professor do MBA de Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público Privadas na PUC Minas (2019-2022) e na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2021). Bolsista no 1º Curso de Inverno da Academia de Direito Internacional de Haia, Países Baixos (2019); Especialização na Università degli Studi di Torino, Itália, em Economia (2009).
O Que Dizem Nossos Alunos.
_Beatriz,


_Domirí Lara,


_Luiza Mendonça,


_Danielle Miranda,


_Antídio Souza,


_Rafaelle Dolabela,


_Helena Vilela,


_Fernanda Souza,


_Emily,


_Grasiele Vieira,


_Vlad,


_Mariana,


_Ana Clara Alburqueque,


_Anna Lívia,


_Mariana Pires,


_Clara Viegas,


_Jéssica Evelino,


_Anusha Correia,


_Letícia,


_Leonardo Fogaça,


_Bárbara de Cássia Silva,


_Misma de Paula,


_Amanda Pacheco,


_Luis Gustavo,


_Natália,

